E.B.M. QUINTINO BOCAIÚVA HISTÓRICO...



A colonização do testo salto teve inicio por volta de 1882 com a fundação da Cia Têxtil Karsten. Aqui se instalaram muitas famílias, quase todas de origem alemã, para trabalhar na lavoura e também na pequena industria. Desde logo ficou transparente a necessidade de se criar uma escola para os filhos dos primeiros colonizadores. E com esta constatação, as primeiras dificuldades. Poucas pessoas estavam capacitadas para lecionar e seu pagamento dependia da própria comunidade local.
Aproximadamente em 1913, foi implantada a primeira escola chamava-se "Gemeindeschule"- Escola da Comunidade- que passou a funcionar numa das dependências da Cia Karsten, as aulas eram ministradas na lingua alemã.
Em 1916 e 1917 a comunidade construiu sua propria escola e uma casa para o professor em uma rua hoje denominada Bernardo Scheidemantel.
No dia 07 de setembro de 1935 a língua alemã foi proibida devido a questões políticas mundiais.
Através do Decreto nº 75 foi criada então, a primeira Escola Municipal com aulas em língua portuguesa ela foi denominada Escola Mista Testo Salto, localizada na rua: Cristiano Karsten, teve como primeiro professor Sr. João Demetrio de Oliveira.
Em fevereiro de 1940 houve desdobramento da escola recebendo o nome de Escola Desdobrada Municipal Quintino Bocaiuva.
Três anos depois em 18 de setembro de 1943, ela recebeu por doação da comunidade, o terreno onde esta localizada: Rua: Walter Wachholz, nº 3980. 
Em 1973 passou-se a chamar de E.B.M. Quintino Bocaiúva pelo Decreto Municipal nº 411.



                                               


Comentários

Postagens mais visitadas