microregião do vale do itajaí

Região Metropolitana do Vale do Itajaí é uma região metropolitana brasileira. Localiza-se no estado de Santa Catarina. Com uma população de 449.726 habitantes (IBGE/2005) compreendia os municípios de BlumenauGasparIndaialPomerode,Timbó. Além da área de expansão metropolitana composta por onze municípios (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Ilhota,Luiz Alves, Rio dos Cedros, Rodeio).


Clima:

Essa região possui clima temperado de categoria subquente, com temperatura média oscilando a partir da foz em direção às encostas de 21ºC e 18ºC. As épocas quentes e frias do ano são bem caracterizadas, sendo 25ºC a média dos meses mais quentes (janeiro e fevereiro) e descendo a 15ºC a do mais frio (julho) (Serebrenick, 1958). Por sua localização nas médias latitudes (entre 27ºS e 26ºS), encontra-se na região de passagem da frente polar em frontogênese, estando o tempo atmosférico sujeito a bruscas mudanças pelas entradas sucessivas de tais fenômenos em qualquer estação do ano. A passagem das grandes descontinuidades é seguida, no inverno, por ondas de frio das massas polares, que no verão têm ação amenizadora (Nimer, 1979, p. 195-264).

O clima predominante é o mesotérmico úmido com verão quente (Cfa), segundo aclassificação do clima de Köppen


Relevo:
Quanto à disposição do relevo, salienta-se que o rio Itajaí-Açu, por sua erosão regressiva, alcançou os sedimentos gondwânicos, inclinando-se para o Atlântico, implementando suas cabeceiras na Serra Geral. As cuestas aparecem na Serra Geral, tanto na área basáltica como na sedimentar, e na Serra do Mirador, esta última com frente voltada para o rio Itajaí do Norte, ou Hercílio. Ao Sul, o limite é a chapada sedimentar da Serra da Boa Vista (divisor d’águas), que atinge a altitude de 1.220 metros e separa a bacia do Itajaí do Sul da bacia do rio Tubarão. 


Economia:
A economia da região se destaca na indústria têxtil e de informática. O setor de serviços é bem desenvolvido, principalmente para atender ao turismo da região litorânea e às cidades turísticas do vale. A agricultura mecanizada fez crescer a cultura do arroz, e na pecuária o destaque é para a produção leiteira.




Hidrografia:

A bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu é a maior da Vertente do Atlântico, no estado, e seus cursos de água totalizam 24.171 quilômetros de extensão.
O Vale do Itajaí está localizado na vertente do litoral, cujo principal rio é o Itajaí-Açu, formado pelas águas dos rios Itajaí d’Oeste, cuja nascente ocorre nos maciços das serras do Espigão, Mirador e Trombudo; do rio Itajaí do Sul, cujas cabeceiras se encontram no vale situado entre as serras Geral, do Itajaí e do Tijucas; pelo rio Itajaí do Norte, também chamado de Hercílio, que é o mais extenso e nasce na serra do Espigão, entre a Serra do Mar e a do Mirador, e sua bacia hidrográfica abrange uma área de 15.500 km². Os divisores de água desta bacia, que faz parte da Vertente do Atlântico, são a Serra Geral, a sudoeste, fazendo divisa com o Planalto de Lages - as serras da Boa Vista, Faxinais e do Tijucas, a sudoeste; ao norte, as serras do Espigão e Moema, fazendo divisa com o Patamar de Mafra; e a de Jaraguá.
Os rios da bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu apresentam um perfil longitudinal bastante irregular no curso superior, onde a topografia é acidentada. No curso inferior, os rios formam meandros, apresentando perfis longitudinais de baixas declividades, caracterizando-se como rios de planície. Por este motivo, o rio Itajaí-Açu é navegável de sua foz até Blumenau, a partir de onde apresenta saltos e corredeiras.

Turismo:

Itajaí: Pier
Nova Trento: Madre Paulina
Blumenau: Oktoberfest, Museu da cerveja
Ibirama: Rafting
Rio dos Cedros: Caverna Botuverá.
Apiúna: Maria Fumaça
Balneário Piçaras: maior museu Oceanológico
Balneário Camboriú: praias
Itapema: Hotéis



Comidas típicas:
Com pratos e lanches alemães e regionais.



Festas regionais:
Festa Pomerana- Pomerode
Oktoberfest- Blumenau
Sommerfest- Blumenau
Fenarreco- Brusque
Marejada- Itajaí
Festa do Imigrante- Timbó

KEGELFEST EM RIO DO SUL

FESTA TRENTINA – RIO DOS CEDROS

SCHÜTZENFEST EM JARAGUÁ DO SUL







Danças típicas:

danças folclóricas germânicas
Grupo Folclórico Germânia
a dança mais desenvolvida grupos folclóricos da região é a Sternpolka

A Sternpolka surgiu há cerca de 300 anos, na região da Boêmia, fronteira entre a Alemanha e a antiga Tchecoslováquia, atualmente República Tcheca e Eslováquia.
 



Ponto turístico de cada cidade da região:
  1. PARQUE VILA GERMÂNICA – BLUMENAU

  2. PORTAL TURÍSTICO SUL EM POMERODE

  3. MUSEU WEG DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM JARAGUÁ DO SUL

  4. MERCADO PÚBLICO DE ITAJAÍ

  5. MIRANTE DO PARQUE SPITZKOPF EM BLUMENAU

  6. SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE AZAMBUJA EM BRUSQUE

  7. CERVEJARIA E BAR EISENBAHN EM BLUMENAU

  8. PRAIA BRAVA EM ITAJAÍ

  9. PARQUE MALWEE EM JARAGUÁ DO SUL

  10. PARQUE RAMIRO RUEDIGER EM BLUMENAU





links


http://www.senhorsabor.com.br/index.php/2017/01/gastronomia-germanica-no-verao-do-vale-do-itajai/

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g4004046-Activities-c47-Vale_do_Itajai_State_of_Santa_Catarina.html

http://www.turismonovaledoitajai.com.br/os-10-melhores-pontos-turisticos-do-vale-do-itajai/

http://www.turismonovaledoitajai.com.br/eventos-no-vale-do-itajai/festas-no-vale-do-itajai/

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/sc-tem-mais-de-10-festas-tipicas-em-outubro-confira-a-programacao.ghtml

http://www.turismonovaledoitajai.com.br/gastronomia-vale-do-itajai-sc/


https://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_Vale_do_Itaja%C3%AD





Comentários

Postagens mais visitadas