HISTÓRIA DO BRASIL 5º ANO

Gravura retratando indígenas amazônicos. Os indígenas tiveram sua história excluída das narrativas das ações dos homens no país

História do Brasil tem seu início comumente apontado a partir da chegada dos portugueses, quando Pedro Álvares Cabral e sua esquadra atracaram na região de Porto Seguro, em 1500. Porém, os portugueses não foram os primeiros seres humanos a chegarem nessa região, pois existiam já inúmeras sociedades indígenas no local.
Nesse sentido, é necessário apontar que a História do Brasil é anterior à chegada dos europeus ao país, sendo formada pelas ações desses indígenas ao longo do tempo. Vários estudos vêm sendo realizados com o intuito de registrar a forma como é contada essa história pelos próprios indígenas.
Isso ocorre porque a historiografia brasileira sempre privilegiou o estudo da História do Brasil depois da chegada de Cabral. A divisão da história do país foi feita levando em consideração as formas políticas adotadas na organização da população e do território. Dessa forma, temos o Brasil Colônia, período de conquista dos portugueses no Novo Mundo e, posteriormente, temos o Brasil Império, momento em que os descendentes da coroa portuguesa que haviam ficado no país tornaram a colônia independente e criaram um novo Império.

1


ACABOU VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS:
2


3

4





Comentários

Postagens mais visitadas